CAFÉ COM DANÇA: ciclo de palestras e debates – Ciclo 3: Dança e Articulações

26/10/2017 12:47

Palestra e debate com o prof. Dr. Rafael Guarato (UFG):

A FABRICAÇÃO DE UM MITO PARA A HISTÓRIA DA DANÇA NO BRASIL: O BALLET STAGIUM.

Dia: 31 de outubro. Horário: 14h30

Local: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Já notaram que todo país possui seus baluartes que compõem o panteão mítico de artistas que se inserem numa História da Dança com “H” e “D” maiúsculos? No entanto, já se perguntaram como e porque se deu a edificação de certos personagens que em determinado momento são eleitos como importantes e selecionados para representar uma História da Dança de um país? A proposta é reconstituir historicamente os detalhes que tornaram possível esse fenômeno, tomando como exemplo o Ballet Stagium de São Paulo, buscando desmistificar os pilares em que se assentam tais justificativas, perpassando debates sobre memória, ditadura civil-militar e nacionalismo entre as décadas de 1970 e 1990. Para tanto, perpassaremos pelas relações entre crítica de dança, poder público e a companhia Stagium que tornaram possível a companhia permanecer no tempo, entrelaçando acontecimentos históricos do período, as produções cênicas do Ballet Stagium e as representações sobre elas com um panorama geral da dança, para compreender a constituição e funcionamento de um campo da dança como arte no Brasil.

Rafael Guarato – Historiador da dança, professor do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Historia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal (2014/2016) e da Diretoria (2016/2018) da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Membro do Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MINC – 2012-1017). Diretor Artístico do Grupo Três em Cena (GO). Desenvolve pesquisas relacionadas a economia da dança, meios de legitimação estética e redes sociais no campo da dança no Brasil.

Ficha Técnica do projeto CAFÉ COM DANÇA:

Coordenação: Vera Torres (DEF/CDS) e Débora Zamarioli (ART/CCE)

Bolsistas: Madalena Mendes Brito e Igor Valentim Bruno

Identidade Visual: Mônica de Souza