Tubo de Ensaio promove intersecção latino-americana

08/07/2015 20:24

TUBO 5 baixaTubo de Ensaio promove intersecção latino-americana

A convite do projeto, a pesquisadora argentina Susana Tambutti

entrelaça reflexões sobre a dança de Florianópolis e a da América Latina

Em busca de outras amplitudes, a etapa Intersecção 4 do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções] se abre para a realidade da dança contemporânea latino-americana, e recebe entre 10 a 13 de julho Susana Tambutti, crítica de dança, professora da Universidade Buenos Aires e na UNA (Universidade Nacional de Arte), foi conselheira artística do Festival Internacional de Teatro y Danza de la Ciudad de Buenos Aires (edições 2003, 2005 e 2007), co-fundadora do grupo Nucleodanza, formadora do corpo docente do American Dance Festival e curadora da Bienal de Arte Joven Buenos Aires Ciudad. Tubo de Ensaio é um dos 102 projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural para o fomento e apoio à produção cultural do Brasil. O projeto é coordenado por professoras do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina e do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (uma parceria iniciada em 2001) sendo reconhecido pela imprensa, artistas e público, como um dos mais importantes projetos ligados a dança e a arte contemporânea da capital catarinense.

O curso

Dança na Argentina: fazendo do alheio substância própria

11 de julho (sábado)

9h às 12h: A mundialização da modernidade. O “nós” europeu

O estudo da dança latino-americana está se estruturando de forma lenta e, ainda hoje, configura-se como um campo teórico disperso, tanto no que se refere às análises de suas práticas como em seus conceitos teóricos básicos. As migrações de artistas, a universalização de conceitos e teorias mostram não apenas a herança da dança cênica europeia sobre a qual nossa história se constrói, mas também como o desenvolvimento da dança é percebido através de categorias estéticas originadas basicamente na Europa ou nos Estados Unidos.

14h às 18h: Crise nos métodos de composição. A condição de indiscernibilidade na dança

Distanciamento dos conceitos de totalidade, continuidade e causalidade. Revisão do médium. Diversificação dos paradigmas legitimados. Apagamento das noções de ‘gêneros’. Dissolução das formas coreográficas reconhecíveis.

12 de julho (domingo)

14h às 18h: Novos comportamentos teatrais na dança a partir do campo emergente da performance

Análise de obras coreográficas atuais em que se reconheçam influências, traduções, citações-apropriação como metodologias geradoras. Diferentes estratégias de produção. Repensar a originalidade, a autoria, a repetição, etc.

Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres

Produção executiva: Gláucia Grigolo

Foto e vídeo: Cristiano Prim

Design gráfico: Kamilla Nunes