Nota à comunidade universitária

10/11/2016 17:02

Após reunir-se com os diretores dos Centros de Ensino do campus Florianópolis, e com a anuência dos Diretores dos Centros de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, nesta quinta-feira, a Administração Central da UFSC, no uso de suas obrigações estatutárias, reafirma seu compromisso com a gestão descentralizada da Universidade, na qual as Unidades acadêmicas têm a competência para administrar as questões relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito de sua jurisdição, bem como zelar pelo regular funcionamento das atividades administrativas.

A Administração central tem realizado constante esforço para manter os serviços essenciais das pró-reitorias e secretarias, bem como dos órgãos suplementares em pleno funcionamento, resultado de entendimento ajustado com a categoria dos técnicos administrativos.

Em relação aos movimentos de protesto contra as medidas de ajuste fiscal e reforma do ensino médio, em especial de parcela dos estudantes, reafirma o posicionamento do Conselho Universitário da UFSC, que em data de 25 de outubro referendou nota da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Neste sentido reconhece o direito de livre manifestação e opinião, resguardado o direito do livre acesso às dependências físicas dos Centros de ensino, tais como salas de aula, laboratórios, clinicas e salas de trabalho, bem como a eventos já previamente agendados.

A Administração Central não tomará nenhuma medida unilateral que caracterize intervenção nas Unidades de Ensino, mantendo-se, de outro lado, disposta a agir conforme as solicitações oriundas das Direções dos Centros.

Rejeita, também, qualquer manifestação de intolerância, agressão física ou verbal, imposição de vontade ou não reconhecimento do contraditório, prejudiciais ao diálogo e o entendimento, que se mostram como os únicos caminhos para a resolução negociada dos conflitos, inerentes ao ambiente universitário.

Ressaltamos que a responsabilidade pelo regular funcionamento da Universidade, privilegiando sempre o interesse público, recai sobre todos os agentes que integram a Instituição, possuam eles ou não cargos e funções.

Conclamamos, por fim, que cada um de nós, estudantes, técnicos e docentes, neste momento, contribua para que a Universidade Federal de Santa Catarina continue sendo referencia nacional na excelência acadêmica, na inclusão social e no respeito à diversidade.

Florianópolis, 10 de novembro de 2016.

Luiz Carlos Cancellier de Olivo – Reitor

Alacoque Lorenzini Erdmann – Vice Reitora

Arnoldo Debatin Neto – Diretor do CCE

Cátia Regina de Carvalho Pinto – Diretora de Joinville

Edson Roberto De Pieri – Diretor do CTC

Elisete Dahmer Pfitscher – Diretora do CSE

Eugênio Simão – Diretor de Araranguá

Isabela de Carlos Back – Diretora do CCS

João Luiz Martins – Diretor de Blumenau

José Carlos Fiad Padilha – Diretor do CCA

Leocir José Welter – Diretor de Curitibanos

Lício Hernanes Bezerra – Diretor do CFM

Luciano Lazzaris Fernandes – Diretor do CDS

Nestor Manoel Habkost – Diretor do CED

Paulo Pinheiro Machado – Diretor do CFH

Sonia Gonçalves – Diretora do CCB

Ubaldo Cesar Balthazar – Diretor do CCJ

Comments