O que se sabe sobre super espalhadores de Covid-19? Professor do CDS integra grupo da UFSC que reúne e sintetiza estudos sobre o tema.

26/03/2021 16:02

O professor doutor Cassiano Ricardo Rech do Departamento de Educação  Física do Centro de Desportos (CDS), integra o grupo de Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPES). O grupo de pesquisadores reuniram e apresentaram, a partir de pesquisas já realizadas no mundo, evidências científicas sobre o impacto dos super espalhadores na pandemia de Covid-19. Em artigo publicado no periódico São Paulo Medical Journal eles sintetizaram os dados com o objetivo de avançar nos estudos relacionados à temática, também pensando em verificar o efeito de estratégias de controle e vigilância. Alguns dos pontos de destaque identificados a partir de artigos publicados foi que um super espalhador pode ter alta carga viral, pode não ser um paciente gravemente doente e possui maior tempo de eliminação do vírus.

Os super espalhadores são aqueles com potencial de propagação superior à média para infectar outras pessoas. Os pesquisadores recorreram a bases de dados nas quais cientistas do mundo todo têm seus estudos divulgados, sem restringir país ou idioma, e chegaram a quatro trabalhos realizados por cientistas chineses. “A comunidade científica precisa de maior profundidade de avaliação e compreensão de como esses pacientes desenvolvem fisiologicamente a capacidade de propagar Covid-19 mais intensamente”, conclui o estudo, que ainda afirma ser necessária uma forma mais simples de rastreio dos espalhadores, já que muitas pessoas infectadas são assintomáticas. A revisão é assinada pelos pesquisadores Ana Paula Schmitz Rambo, Laura Faustino Gonçalves, Ana Inês Gonzáles, Cassiano Ricardo RechKarina Mary de Paiva e Patrícia Haas .

Fonte: https://noticias.ufsc.br/2021/03/o-que-se-sabe-sobre-super-espalhadores-de-covid-19-grupo-da-ufsc-reune-e-sintetiza-estudos-sobre-o-tema/

Amanda Miranda/Agecom/UFSC

Comments