CDS CONTEMPLADO COM VERBA DA PROEX PARA ESTIMULAR A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

26/05/2021 22:00

O Centro de Desportos (CDS) foi contemplado no edital nº 3/2020/PROEX, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de apoiar institucionalmente a preparação dos cursos de graduação para o processo de inserção da extensão no currículo. O CDS irá receber R$ 100 mil reais para fortalecimento e ampliação de projetos de extensão já existentes e criação de novos.

O programa de extensão intitulado “Curricularização da extensão nos cursos de Educação Física: programa de formação profissional e integração com a sociedade” foi submetido pelo CDS e elaborado por uma comissão composta pelos professores Daniele Detanico (coordenadora), Rodrigo Sudatti Delevatti e Aline Mendes Gerage. O objetivo é propor um programa de inserção da extensão no currículo do curso Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) por meio da oferta de ações de formação profissional dos estudantes integrada com a sociedade. O programa busca ampliar a participação tanto de estudantes de graduação nos projetos de extensão quanto do número de pessoas atendidas pelos projetos, assumindo como frente o princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

A partir da implementação do programa espera-se elevada participação dos estudantes de graduação em Educação Física e de outros cursos da UFSC no programa; elevada contribuição na formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação, aumentando o desempenho acadêmico e diminuindo a evasão escolar; ampla diversidade de atendimento à comunidade para diferentes faixas etárias e características e; ampla capacidade de participação da comunidade interna e externa à UFSC no programa.