Sobre o CDS
BREVE HISTÓRIA DO CDS/UFSC
O Centro de Desportos (CDS) da UFSC foi criado em 1973, em razão das reformas educacionais que determinaram a obrigatoriedade da educação física em todos os níveis e ramos de escolarização. Isto ocorre a partir do Decreto-Lei n. 705 de 25 de julho de 1969 modificou Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 4024/1961) e estendeu a obrigatoriedade da disciplina educação física a todos os níveis e ramos de ensino do Brasil, e a sua regulamentação pelo Decreto-Lei 69.450 de 1° de novembro de 1969, que em seu Artigo 3° determina um prosseguimento do ensino da educação física no Ensino Superior, iniciado no ensino primário e desenvolvido no ensino médio.
Portanto, para atender a essas novas especificações, a UFSC passou a ofertar uma disciplina chamada “Prática Desportiva”, organizada pela Coordenação de Prática Desportiva vinculada à Sub-Reitoria de Apoio e Orientação ao Estudante. A disciplina foi organizada em formato de clubes esportivos, com os seguintes esportes em modalidades masculina e feminina: basquetebol, voleibol, handebol e atletismo; apenas masculino: futebol de campo e salão; e apenas feminino: a ginástica. Estes clubes, em seu primeiro semestre, tiveram 650 acadêmicos de diversos cursos da UFSC matriculados.
Posteriormente, a partir da Portaria n. 153, de 13 de agosto de 1973, Coordenação de Prática Desportiva ficou responsável por toda a coordenação técnica desportiva da UFSC. Destaca-se que a maioria das práticas esportivas era ministrada em locais fora do ambiente da UFSC e, apenas em 1974, este ficou concentrado no espaço denominado de Centro de Desportos, com instalações como campo atlético, piscina, o tanque escola para remo, as quadras polivalentes, os vestiários e os almoxarifados. De acordo com o livro “O CDS e sua história” de Vilmo Francisco Farias, ex-professor do CDS, no início das atividades, os estudantes acadêmicos resistiram a aderir ao projeto em razão deste ter sido implantando por um decreto durante o regime militar, para reverter a situação, os professores tiveram que realizar um intenso trabalho pedagógico.
Com a instauração das atividades e a matricula de diversos(as) estudantes, houve um aumento da demanda por professoras e professores de educação física e em 1974 foi criado o curso de Educação Física na UFSC. Assim, em 1975 houve o início da primeira turma para formação de professores de Educação Física no CDS. Dentre os(as) estudantes formados nesta turma, sete foram contratados como colaboradores do CDS.