Estilo de vida e saúde mental de universitários é tema de projeto internacional desenvolvido no Centro de Desportos

05/07/2023 11:25

O estudo “trajetórias do estilo de vida e de saúde mental do estudante universitário: a coorte prospectiva UNILIFE-M, coordenador pelo professor doutor Thiago Sousa Matias do Centro de Desportos da UFSC tem como objetivo avaliar múltiplos comportamentos do estilo de vida e trajetórias de saúde mental durante os anos de faculdade, tanto em estudantes de graduação como em estudantes de pós-graduação.

O UNILIFE-M é o maior estudo de coorte prospectivo multicêntrico já realizado sobre a temática no mundo. O estudo será realizado em 11 universidades no Brasil  e outros 50 centros em mais de 20 países. Atualmente já foram coletados dados de mais de 5000 estudantes em todo mundo. A participação envolve responder a uma pesquisa online com perguntas sobre comportamentos de estilo de vida e como você tem se sentido nos últimos meses. A pesquisa leva cerca de 10 a 20 minutos, e você responderá em quatro momentos diferentes. Uma no ano letivo de 2023, as segundas e terceiras respostas serão feitas após um e dois anos da primeira participação, e a última será realizada 3,5 anos após a primeira participação. Alguns participantes farão alguns testes de aptidão física e farão coletas de sangue para acompanhamento de alguns marcadores neurobiológicos. Na UFSC o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com o número do parecer 5.509.738 e recebeu autorização da Reitoria para sua condução.

Site Oficial do Projeto: https://unilifem.com/index.php?lng=br

Instagram Oficial do Projeto: @unilife.m